sábado, 21 de abril de 2012

Prova do concurso da Caixa para 1 milhão será neste domingo (22) (Postado por Lucas Pinheiro)

A prova do concurso da Caixa Econômica Federal para formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário novo, que exige nível médio, será aplicada neste domingo (22) pela Fundação Cesgranrio (FCC). A organizadora disponibilizou um link no site para os candidatos terem acesso aos locais de prova. O exame será aplicado às 13h.

A FCC divulgou nesta quinta-feira (19) o número final de inscritos no concurso. No total são 1.086.513 candidatos. O número parcial, divulgado inicialmente pela Caixa, era de 1.086.514.

Somente no estado de São Paulo são 181.799 inscritos (contando os candidatos da área de tecnologia da informação). Em seguida aparecem Minas Gerais com 107.198 candidatos, Paraná com 82.861, Rio de Janeiro com 78.789, Bahia com 71.652 e Rio Grande do Sul com 67.345.


O salário para técnico bancário novo é de R$ 1.744 para jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais.

O candidato deverá optar por um polo, que estará automaticamente vinculado ao macropolo correspondente, para fins de classificação e convocação, e à cidade de realização das provas, conforme Anexo II do edital. O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades da Caixa.

O técnico bancário fará atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da unidade e a satisfação dos clientes internos e externos.

As vantagens oferecidas são participação nos lucros e nos resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação.

O concurso público terá três etapas: provas objetivas, prova de redação e exames médicos admissionais.

A prova de conhecimentos básicos (comuns a todos os polos) terá língua portuguesa, matemática, atualidades, ética, atendimento, história e estatuto da Caixa e legislação específica. A prova de conhecimentos específicos (para todos os polos, exceto para os de tecnologia da informação - DF, RJ e SP) terá conhecimentos bancários I e noções de informática. Já a de conhecimentos específicos exclusivamente para os polos de tecnologia da informação terá tecnologia da informação e conhecimentos bancários II.

Na redação serão aceitas a antiga e a nova ortografia, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. A redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 10 pontos.

Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nos concursos públicos 2010 para o cargo de técnico bancário novo até o término de suas vigências, ou seja, 13 de junho de 2012, para RJ e SP, e 28 de junho de 2012, para os demais estados, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da caixa, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final, prevista para 19 de junho.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Prova de concurso para gari traz questões sobre Michel Teló e novelas (Postado por Lucas Pinheiro)

A prova do concurso da Prefeitura de Cambé (PR), aplicada no dia 25 de março, para o cargo de gari (nível fundamental) com 10 questões de atualidades trouxe sete perguntas sobre televisão, música e futebol. As outras três foram sobre a obra “Sítio do Picapau Amarelo”, a dengue e a Lei da Ficha Limpa.

O exame teve questões sobre o cantor Michel Teló, a cantora Paula Fernandes, a novela "Fina Estampa" e o programa "Zorra Total", na disciplina de atualidades. A pergunta número 39 questionou qual música do cantor Michel Teló o jogador Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, dançou para comemorar um gol contra o Málaga, pelo Campeonato Espanhol. Procurada pelo G1, a Funtef-PR, organizadora do concurso, informou, em nota oficial, que as perguntas atendem ao conteúdo previsto no edital.

A prova de nível fundamental teve 40 questões, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 de atualidade. O concurso foi organizado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnólogico do Paraná (Funtef-PR). A instituição é ligada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (unidade Cornélio Procópio).

Ainda sobre o futebol, a prova perguntou quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo e qual jogador ficou famoso por liderar a “democracia corintiana”.

A organizadora explica que entre as questões de atualidades foram abordados temas como saúde, política, humor, lazer e música. "O conteúdo das questões atende o contido no conteúdo programático do edital.” Sobre a questão do cantor Michel Teló, a organizadora afirmou que o tema é atual e foi assunto em noticiários.

Segundo a nota oficial, a organizadora conclui que "não houve quaisquer prejuízos para o certame, tampouco feriu o edital, além do fato de serem 10 questões complementares de 40 questões."

Televisão e música
As questões sobre televisão perguntaram qual atriz interpretou a personagem Pereirão na novela “Fina Estampa”, qual o bordão da personagem Valéria, do “Zorra Total” e em qual novela a cantora Paula Fernandes atuou antes de ficar famosa.

No campo musical, a prova questionou qual dupla sertaneja anunciou seu fim durante o show e depois desistiu da separação.

Para a pergunta sobre a novela "Fina Estampa", a organizadora informou que o conteúdo foi retirado da Revista Veja, em que a personagem é retratada como símbolo de ética e valores familiares. Já sobre o "Zorra Total", a banca considera a personagem como uma notícia da atualidade, que virou assunto popular.