Especialista explica qual a importância do feedback no ambiente de trabalho
Ao realizar um projeto ou mesmo uma atividade cotidiana dentro das companhias, os colaboradores esperam pelo menos uma palavra ou direcionamento dos seus gestores. Mas, infelizmente, não é isso que acontece em muitos casos. “Líderes esquecem a importância de um bom feedback para garantir o sucesso daquela equipe e daquele ambiente. Você não pode presumir que a outra pessoa saiba o que tem que fazer e que reconheça sozinha onde errou ou acertou”, explica o master coaching Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).
Para França o fato de não conversar com os subordinados ou reunir o time para buscar os erros e apontar os acertos pode ser um verdadeiro problema para quem quer alcançar o sucesso. “Se você não consegue, ou pior ainda, não quer fazer essa análise e dividi-la com os outros, você está no emprego errado e na posição errada”, diz. “Ser um líder parte do pressuposto de que você precisa guiar aqueles que estão abaixo. Você precisa ser um modelo e dar uma direção. E isso não existe sem uma conversa e troca de experiências, até porque só se aprende errando. O retorno é um exemplo de inteligência interpessoal e, mais do que isso, um ato de respeito”, pontua.
A ausência de feedback é um dos fatores que os profissionais mais apontam como sendo a causa para trocarem de emprego, por isso gestores precisam estar atentos para não perderem seus melhores colaboradores. “O retorno sobre as atividades é uma forma de motivar. Não tem segredo. Para manter alguém dentro da sua empresa é preciso comunicação e isso só se faz a partir de um contato direto e transparente”, finaliza.
Website: http://www.slacoaching.com.br/
Para França o fato de não conversar com os subordinados ou reunir o time para buscar os erros e apontar os acertos pode ser um verdadeiro problema para quem quer alcançar o sucesso. “Se você não consegue, ou pior ainda, não quer fazer essa análise e dividi-la com os outros, você está no emprego errado e na posição errada”, diz. “Ser um líder parte do pressuposto de que você precisa guiar aqueles que estão abaixo. Você precisa ser um modelo e dar uma direção. E isso não existe sem uma conversa e troca de experiências, até porque só se aprende errando. O retorno é um exemplo de inteligência interpessoal e, mais do que isso, um ato de respeito”, pontua.
A ausência de feedback é um dos fatores que os profissionais mais apontam como sendo a causa para trocarem de emprego, por isso gestores precisam estar atentos para não perderem seus melhores colaboradores. “O retorno sobre as atividades é uma forma de motivar. Não tem segredo. Para manter alguém dentro da sua empresa é preciso comunicação e isso só se faz a partir de um contato direto e transparente”, finaliza.
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